A Menina com a Lagartixa

A herança maldita do nazismo para a primeira geração de alemães

Mais uma boa novela de Bernard Schlink que volta a temática das consequências da Segunda Guerra Mundial na vida dos alemães durante o pós-guerra (década de 50).

Nesta novela o personagem principal é um quadro e a estranha relação que o filho de um juiz tem com esta peça de arte desde sua infância até o momento em que o recebe como herança de seu pai. No decorrer da história, acompanhamos as implicações do quadro com a decadência financeira da família, a dissolução da mesma e, até mesmo, as implicações que vem causando na vida do seu herdeiro, especialmente no que tange aos relacionamentos pessoais.

A menina com a lagartixa trata da herança maldita que ficou para a primeira geração de alemães a nascer depois da Segunda Guerra Mundial e de como eles devem lidar com os crimes de guerra perpetrados por seus pais e avós. De como essa primeira geração e as seguintes, mesmo sem serem culpadas pelo holocausto, acabaram herdando a pecha de monstros e criminosos pelo simples fato de serem alemães. Como lidar com isso? Eis uma questão que parece central no livro. O personagem principal se pergunta se a melhor forma, talvez, não seja fazer como seus próprios pais e avós, isto é, simplesmente não falar sobre o assunto. Também pensa na possibilidade de tirar proveito próprio e enriquecer às custas dos espólios da guerra que ainda é possível encontrar sob posse de algumas famílias alemãs. Mas, neste livro, a solução encontrada pelo personagem principal é a libertação da culpa através da destruição do passado e na orientação da vida para o futuro.

Embora o autor trate o tema muito bem, para quem já leu outras obras dele, como O Leitor, já começa a ficar bastante repetitivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s