O Corpo das Mulheres

Esse é o título de um documentário italiano de 25 minutos sobre o uso do corpo da mulher na televisão. Segundo os realizadores do filme, o documentário partiu de uma urgência, que foi a constatação de que as mulheres, as mulheres reais, estão desaparecendo da televisão e sendo substituídas por uma representação grotesca, vulgar e humilhante. Essa é uma perda enorme: trata-se do cancelamento da identidade das mulheres, que está acontecendo sob o olhar de todos, mas sem que haja uma resposta adequada até mesmo pelas mulheres.

A partir desta constatação, os realizadores do documentário partiram para a idéia de selecionar as imagens da televisão que tivessem em comum o uso manipulador do corpo das mulheres, para contar o que está acontecendo não só a quem nunca assiste a televisão, mas especialmente a quem a assiste e “não vê”. O objetivo é fazer-nos refletir quais as razões para esta supressão, um verdadeiro “massacre”, do qual somos todos espectadores silenciosos. Em particular, o trabalho colocou ênfase especial sobre o cancelamento dos rostos adultos da TV, o uso da cirurgia estética para apagar qualquer sinal da passagem do tempo e as consequências sociais desta remoção.

Este é um documentário feito por italianos com base no uso do corpo da mulher na TV italiana, mas não há como não constatar que trata-se de um fenômeno que ocorre no mundo todo. No Brasil, talvez, a exploração desta representação vulgar das mulheres nos canais abertos seja ainda maior. A reflexão proposta pelo documentário é mais do que pertinente e nos chama a todos, em especial as mulheres, a dar uma resposta imediata para os produtores de conteúdo de TV se esta é mesmo a imagem da mulher que queremos continuar vendo daqui por diante. Os perigos da exposição dessa falsa representação são evidentes e passam pela manutenção da mulher como mero objeto de diversão do homem. Quando as mulheres reais, que são aquelas com quem vivemos diariamente, decidem não tomar seu papel neste jogo fantástico divulgado pela TV, é que surgem as inúmeras violências contra a mulher: insultos, agressões e até mesmo homicídios por homens que só querem que sua mulher seja exatamente como aquela que ele vê diariamente na telinha mágica.

Não deixem de assistir o documentário, compartilhá-lo, discutí-lo e, por fim, refletir o quanto desta imagem da mulher você já interiorizou. Será que nosso comportamento para com elas já não é tremendamente afetado por esta falsa imagem a qual estamos expostos cotidianamente?

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Filmes, Videos

2 Respostas para “O Corpo das Mulheres

  1. Valdir dos Santos

    Assisti, para verificar que a independência da mulher conquistada com suor e lágrimas se vê subvertida nas mulheres das casas de strip-tease como modelo. Começou delicadamente com o estilo Xuxa e como vamos terminar após o percurso exibido no filme em rápidas pinceladas.

  2. Pingback: Total apoio ao Coletivo Feminista Marias Baderna | Hum Historiador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s