Lista dos 233 torturadores

A Revista de História da Biblioteca Nacional divulgou uma lista com o nome de 233 militares acusados de torturarem presos políticos durante o período da ditadura militar no Brasil (1964-1984). A lista foi obtida a partir de um relatório do Comitê de Solidariedade aos Revolucionários do Brasil que estavam arquivados no acervo pessoal de Luiz Carlos Prestes que será doado por sua viúva, Maria Prestes, ao Arquivo Nacional.

Dentre os documentos que serão doados pela viúva de Prestes, está o “Relatório da IV Reunião Anual do Comitê de Solidariedade aos Revolucionários do Brasil”, datado de fevereiro de 1976.

Além da lista com a identificação dos torturadores, o relatório contém outros capítulos intitulados “mais desaparecidos”, “novamente a farsa dos suicídios” e “o braço clandestino da repressão”.  Elaborada por 35 presos políticos que cumpriram pena no Presídio da Justiça Militar Federal. A lista foi divulgada pela primeira vez em junho de 1978 pelo periódico “Em Tempo” que, à época tinha uma tiragem de 20 mil exemplares, esgotada rapidamente nas bancas. Segundo a reportagem da Revista de História da Biblioteca Nacional, logo após a publicação da lista em 1978, a redação do jornal sofreu dois atentados, um em Curitiba e outro em Belo Horizonte.

Entre os autores da lista estão ex-presos políticos que assumem cargos públicos como Hamilton Pereira da Silva, José Genoino Neto, ex-presidente do PT e assessor do Ministério da Defesa, e Paulo Vanucchi, ex-ministro dos Direitos Humanos e criador da comissão da verdade. Os outros autores da lista são: Alberto Henrique Becker, Altino Souza Dantas Júnior, André Ota, Antonio André Camargo Guerra, Antonio Neto Barbosa, Antonio Pinheiro Salles, Artur Machado Scavone, Ariston Oliveira Lucena, Aton Fon Filho, Carlos Victor Alves Delamonica, Celso Antunes Horta, César Augusto Teles, Diógenes Sobrosa, Elio Cabral de Souza, Fabio Oascar Marenco dos Santos, Francisco Carlos de Andrade, Francisco Gomes da Silva, Gilberto Berloque, Gilney Amorim Viana,Gregório Mendonça, Jair Borin, Jesus Paredes Soto, José Carlos Giannini, Luiz Vergatti, Manoel Cyrillo de Oliveira Netto, Manoel Porfírio de Souza, Nei Jansen Ferreira Jr., Osvaldo Rocha, Ozeas Duarte de Oliveira, Paulo Radke, Pedro Rocha Filho, Reinaldo Moreno Filho e Roberto Ribeiro Martins.

4 Comentários

Arquivado em Política, Revistas

4 Respostas para “Lista dos 233 torturadores

  1. Pingback: Aniversário de 6 meses do blog: mais de 20 mil acessos | Hum Historiador

  2. Gostaria de obter maiores informações sobre o período da Ditadura Militar. Grata.

Deixe um comentário