Médicos cubanos no Haiti

Recentemente, o Blog Pragmatismo Político publicou um post sobre a atuação de médicos cubanos no Haiti no tratamento das vítimas do terremoto que abalou aquele país em janeiro de 2010. O blog destaca que, embora os Estados Unidos tivessem prometido uma monumental missão humanitária para aliviar o sofrimento das vítimas do terremoto, na verdade são os médicos cubanos que estão fazendo este serviço e, assim, deixando os esforços estadunidenses envergonhados.

O post informa que uma brigada de 1.200 médicos cubanos está operando em todo o Haiti, rasgado por terremotos e infectado com cólera, como parte da missão médica internacional de Fidel Castro, que ganhou muitos amigos para o Estado socialista, mas pouco reconhecimento internacional.

Segundo números divulgados no final de 2011 e publicados no Blog, o pessoal médico cubano está distribuído por 40 centros em todo o Haiti, onde tratam mais de 30.000 doentes de cólera desde outubro. Eles são o maior contingente estrangeiro, tratando cerca de 40% de todos os doentes de cólera.

Quem quiser saber mais sobre este assunto e também sobre a política de atuação de médicos cubanos ao redor do mundo, recomendo muitíssimo a leitura deste post MÉDICOS CUBANOS NO HAITI DEIXAM O MUNDO ENVERGONHADO. Nele soube, por exemplo, que o programa médico cubano “OPERAÇÃO MILAGRE”, formado por oftalmologistas que tratam os portadores de catarata, restaurou a visão de Mário Terán, sargento boliviano que matou Che Guevara em 1967.

Além do post, também recomendo a leitura do blog de tempos em tempos, esta é uma excelente fonte de informação daquilo que não é veiculado na TV e nos Jornais da Grande Mídia.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política, Sites

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s