Ação violenta e ilegal da PM em Pinheirinho

Semana passada havia escrito sobre a minha total solidariedade ao pessoal do bairro Pinheirinho. Hoje, ao acordar, foi com imensa tristeza e preocupação que acompanhei as notícias sobre a VIOLENTA ação da Polícia Militar para a reintegração de posse de Pinheirinho. De princípio não compreendi como isso podia estar ocorrendo, já que uma decisão da justiça federal havia dado um prazo de quinze dias para que uma decisão fosse tomada em relação ao bairro. Fui ver as notícias e, estarrecido, percebi que o governador Alckmin estava comandando uma ação TOTALMENTE ILEGAL contra as mais de 1600 famílias instaladas há mais de oito anos no bairro do Pinheirinho.

As notícias dão conta de que a operação da Polícia Militar contou com dois helicópteros, dezenas de carros e 2000 de policiais para cumprir a reintegração de posse da área. Nas fotos ao lado, é possível ver mulheres e crianças sendo retiradas do que parece ser uma verdadeira ZONA DE GUERRA. Em uma das fotos, um policial é flagrado com uma granada nas mãos.

Logo no início da operação, moradores informaram que tiveram seus celulares confiscados pela PM para evitar contato externo, além da publicação de fotos e vídeos nas redes sociais. Quanto a mortos e feridos, até o momento há informes de que houve seis mortes e dois feridos graves, mas estes números devem crescer. Segundo o diretor do sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, cinco civis e um PM teriam morrido na reintegração de posse, e outro PM estaria ferido gravemente. Confirmados oficialmente, apenas um ferido que levou um tiro e foi encaminhado ao hospital em estado grave logo no princípio da operação.

Embora notícias iniciais logo após o confronto tenham informado de que o senador Eduardo Suplicy (PT) e o deputado Ivan Valente (PSOL) também tinham sido detidos dentro de uma escola, posteriormente elas foram negadas pela assessoria do Deputado Ivan Valente, que informou que ele está em Pinheirinho tentando uma solução, mas que não se encontra detido.

Sobre mortos na reintegração de posse de Pinheirinho

Antes de qualquer coisa, é bom que todos saibam que a ação da polícia é totalmente ILEGAL, pois como informa o site Diário da Liberdade, o Tribunal Regional Federal – 3ª. Região suspendeu a ordem de reintegração de posse da ocupação. Decisão tomada pelo desembargador federal Antonio Cedenho, da 5ª Turma do TRF, que também determinou que a União passe a integrar o processo por conta do interesse do governo federal na área. Com essa decisão o processo seria deslocado da Justiça Estadual (da juíza Márcia Loureiro) para a Justiça Federal e, além disso, não caberia recurso às instâncias superiores, enquanto a turma de desembargadores do Tribunal não analisasse a decisão.

Na véspera do aniversário de São Paulo, o governo Alckmin está dando Pinheirinho como um macabro presente ao megaespeculador Naji Nahas. Macabro pois embrulhado na embalagem, vai o sangue dos moradores expulsos à bala por um governo que atua ilegalmente conforme o que passa pela cabeça do Alckmin.

Na cidade de São Paulo foi organizado um protesto em favor dos moradores de Pinheirinho neste domingo, 22 de janeiro, às 17h no vão livre do MASP. Convido todos os leitores do Hum Historiador a juntarem suas vozes e não deixarem que o Governo do Estado de São Paulo continue sua marcha contra os pobres à serviço dos ricos e poderosos.

Tudo está ocorrendo neste momento, conforme for recebendo mais informações vou atualizando este post por aqui. Deixo meu total apoio ao pessoal do PINHEIRINHO e meu repúdio ao Governo Alckmin que acredita estar acima da JUSTIÇA FEDERAL. Como diz a amiga Raquel Oliveira Jordan, estamos vivendo um Estado de exceção.

Abaixo um cartaz que está circulando nas redes sociais e que achei apropriado deixá-lo aqui como sinal do meu apoio e solidariedade aos moradores que estão sendo massacrados pelo governo FASCISTA do Estado de São Paulo.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Política

Uma resposta para “Ação violenta e ilegal da PM em Pinheirinho

  1. Pingback: O documentário PINHEIRINHO – UM ANO DEPOIS acaba de ser lançado na íntegra no YouTube | Hum Historiador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s