O ofício do historiador hoje por Stuart B. Schwartz

Entrevistas são uma boa maneira de saber o que pessoas referências de uma determinada área pensam sobre diversos assuntos. No caso da história, é sempre importante saber o que pesquisadores desta área estão fazendo em seus centros de pesquisa, quais suas atuais preocupações e o que pensam sobre os caminhos da historiografia e do ofício de historiador. Justamente por essa razão, acho importante que o blog abra espaço para divulgar entrevistas concedidas pelos principais nomes da área. Não sei como não tinha feito isso antes!

O OFÍCIO DO HISTORIADOR HOJE

Gostaria de começar divulgando uma entrevista que tive a honra de transcrever e traduzir para ser publicada na Revista Novos Estudos Cebrap (Número 89 – Mar/2011).

A entrevista foi concedida pelo historiador estadunidense em sua passagem por São Paulo, em agosto de 2009, por ocasião do lançamento de seu livro Cada um na sua lei: tolerância religiosa e salvação no mundo atlântico ibérico. Nela, Schwartz aborda as transformações dos estudos latino‑americanos e o papel dos novos brasilianistas nas universidades brasileiras e norte‑americanas nas últimas duas décadas, chama atenção para a complexa relação entre as agendas políticas governamentais e o mundo universitário. Os requisitos exigidos para o exercício da profissão são também objeto da sua reflexão no contexto das novas tecnologias de informação. Schwartz menciona ainda seus projetos de pesquisa em andamento, entre os quais um estudo sobre a história social dos furacões no Caribe, inspirado na obra de Fernand Braudel. Redigido na era Bush, comenta o seu mais recente livro sobre as atitudes de contestação individuais e irreligiosidade no mundo ibero‑atlântico; e explicita seu estilo interpretativo em que articula a história social com a história cultural e antropológica. Responde às críticas e reconstitui as polêmicas suscitadas pela publicação da obra coletiva The Cambridge history of native peoples, resenhadas em L’Homme por Claude Levi‑Strauss e nos Annales Histoire et sciences sociales por Luiz Felipe de Alencastro e Carmen Bernand.

Link para a entrevista concedida por Stuart B. Schwartz.


NOTA: Todas as entrevistas de historiadores que eu divulgar daqui por diante no blog, também estarão disponíveis para consulta na página de TEXTOS, disponível através do menu do Hum Historiador.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Cultura, Entrevistas

3 Respostas para “O ofício do historiador hoje por Stuart B. Schwartz

  1. Stanley

    Muito interessante o texto do Schwartz. Parabéns pela iniciativa de divulgá-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s