O caminho da sustentabilidade com Washington Novaes

Voltando ao assunto da sustentabilidade e da Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, a ser realizada no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012, gostaria de divulgar por aqui a entrevista que aborda estes assuntos realizada por Elizabeth Carvalho com o jornalista Washington Novaes, exibida no programa Milênio, da Globo News, em princípio de maio deste ano.

Washington Novaes é um jornalista premiado e um dos maiores especialistas do país quando o assunto é meio ambiente. A entrevista começa com a jornalista pedindo para que Novaes definisse o conceito de sustentabilidade e/ou desenvolvimento sustentável e o entrevistado responde a pergunta fazendo uma rápida definição, mas matizando a ideia ao questionar se podemos falar de desenvolvimento sustentável em um mundo onde a distribuição de riqueza é tão desigual. Em seguida, Novaes fala sobre os fracassos práticos dos inúmeros tratados e convenções assinados pelos países desde a Rio 92, como a convenção do clima ou a convenção sobre a diversidade biológica e outras mais, concluindo a questão afirmando que o balanço da Rio 92 é, na verdade, um balanço bastante melancólico.

A entrevista foi disponibilizada na íntegra (25 min) no site do programa e é apresentado pela Elizabeth Carvalho da seguinte maneira:

No próximo mês de junho, quando o mundo desembarcar no Rio de Janeiro para discutir se o instinto de preservação dos homens pode prevalecer sobre a compulsão para a destruição, os olhares vão estar especialmente voltados para o anfitrião desta nova rodada.

Clique sobre a imagem para assistir a entrevista disponível no site da Globo News, clique sobre a imagem.

Que estratégia de sustentabilidade o dono da casa pode defender efetivamente na Rio + 20? É o que fomos buscar com o premiado jornalista Washington Novaes, um dos maiores especialistas em meio ambiente no país. Na teoria e na prática: Washington vive numa chácara em Goiania, no coração do Brasil, campeã da resistência aos efeitos nocivos do tempo e do crescimento desordenado à sua volta. Foi aqui que ele nos falou dos grandes desafios que terão que ser enfrentados nos próximos anos.

por Elizabeth Carvalho

Se não quiserem assistir a entrevista toda, não deixem de assistir apenas os últimos cinco minutos do vídeo. Avance até o minuto 19:30 e não perca o excelente e esclarecedor depoimento de Novaes sobre como sua percepção sobre mundo foi alterada a partir do momento em que ele tomou contato com as sociedades indígenas, a partir de uma série de documentários que ele realizou sobre o Xingú e que foi intitulada Xingú, a terra mágica.

NÃO PERCAM!!!!

OUTROS POSTS SOBRE O ASSUNTO:

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Entrevistas, TV, Videos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s