Instituto Moreira Salles lança site com obras de Charles Landseer

O caderno Ilustríssima da Folha de S. Paulo de hoje destaca que o Instituto Moreira Salles (IMS), dona de parte do acervo do desenhista inglês Charles Landseer (1799-1879), acaba de lançar um site com os trabalhos do artista.

Além das 130 obras de Landseer, o site traz informações biográficas e um texto do historiador inglês Leslie Bethell, do qual extraímos o trecho abaixo.

“Charles Landseer nasceu em Londres, Inglaterra, no ano de 1799 e morreu na mesma cidade, em 1879. (…) Inicia seus estudos de desenho com o pai, John Landseer, e posteriormente passa a tomar lições de pintura com Benjamin Robert Haydon (1786-1846), pintor histórico e escritor. Em 1816, Charles é admitido nas escolas da Royal Academy de Londres, e entre 1822 e 1824 faz suas primeiras participações em exposições. (…) Pensando em uma oportunidade para aprimorar suas habilidades artísticas, Charles Landseer vem ao Brasil como artista oficial da missão diplomática chefiada por Sir Charles Stuart, a qual tinha por intuito articular a devida legitimação da independência do Brasil entre as coroas de Portugal e Inglaterra. (…) Embarcado no HMS Wellesley entre março-julho de 1825, Charles Landseer aporta primeiramente em Portugal (percorrendo Lisboa, Ilha da Madeira e Tenerife) seguindo posteriormente para o Brasil. A comitiva retorna à Inglaterra, via Lisboa e Açores, no HMS Diamond no período compreendido entre maio e outubro de 1826. Entre os caminhos de ida e volta, Landseer passa três meses em Portugal, dois na viagem de ida (março-maio de 1825) e um na volta (julho-agosto de 1826), e dez meses (julho de 1825-maio de 1826) no Brasil, onde destinou a maior parte de sua estada brasileira ao Rio de Janeiro, também visitando as cidades de Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Santos, São Paulo e Espírito Santo (…)”. Acima, retrato de Charles Landseer realizado por Burchell.

Para quem estiver interessado em ver o portfolio, desenhos e aquarelas deste artista do século XIX, segue endereço do site dedicado a Charles Landseer no IMS.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Arte, Cultura, Educação, Ensino, Sites

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s