Erundina será a vice-prefeita de Haddad

Foto: Paulo Pinto/Divulgação

Em evento realizado nesta última sexta-feira, a ex-prefeita Luiza Erundina foi oficialmente anunciada candidata a vice-prefeita de Fernando Haddad em chapa conjunta PT-PSB para as eleições municipais de São Paulo, em 2012.

Em vídeo divulgado pela TV Estadão, Erundina fala em uma candidatura viável e na possibilidade de termos em São Paulo mais um governo democrático popular como foram os governos dela mesmo (1989-1993) e também o de  Marta Suplicy (2001-2005).

Haddad, ao falar de sua companheira de chapa, lembra que, quando prefeita, Erundina foi responsável por compor uma das mais brilhantes equipes que já participaram do governo municipal, em referência a Paulo Freire (Secretário da Educação), Dalmo Dalari (Secretário dos Negócios Jurídicos) e Paulo Singer (Secretário de Planejamento).

Erundina fala também da alegria em compor a chapa com Fernando Haddad e agradece por, após ter sido indicada por seu partido, sido aceita para compor a chapa com Haddad, prometendo ser fiel a seu compromisso no que chamou de tarefa histórica, de ganhar as eleições em São Paulo.

Como bem lembrou Humberto Borges no blog de Luiz Nassif, Erundina fez excelente governo em São Paulo “priorizando a saúde (entregou 6 novos hospitais ao município, além dos postos de saúde) a educação (revolucionou com Paulo Freire secretário, merenda e valorização dos alunos e dos professores) e os transportes (os ônibus recebiam por kilometragem e então estavam sempre passando pelos pontos, diminuindo o tempo de espera e a lotação do veículo), além da construção de moradias (com grande incentivo ao sistema de mutirão)”.

Ainda lembrando o texto de Borges, Erundina tem uma imagem muito parecida com a de Lula, estrela máxima do PT. “Nascida numa cidadezinha do interior da Paraiba, de família numerosa e pobre, lutou bastante para vencer. Só que tinha uma diferença muito importante para o povo, que era um “handcap” para Erundina, e que a duras penas Lula conseguiu superar perante o preconceito popular: Erundina apesar de todas as dificuldades, estudou e se formou. Virou professora universitária”.

Antônio Abujamra, em seu excelente Provocações, relembra que, em uma cidade que esteve nas mãos do Ademarismo, Janismo e Malufismo, só um prefeito foi condenado pela justiça a devolver dinheiro aos cofres públicos, não por corrupção, mas por desrespeito a constituição. O prefeito era, na verdade, uma mulher. Uma migrante nordestina que saiu do poder mais pobre do que entrou, que teve seus únicos bens penhorados (um carro velho e um apartamento de 80m) e que, somente com a ajuda de amigos, conseguiu pagar a dívida 21 anos depois. Um de seus acusadores, arrependido, disse que o tempo havia mostrado que ele estava errado. Essa prefeita era ninguém menos do que Luiza Erundina.

Eu já votaria no Haddad por considerar a melhor via para impedir as nefastas intenções de José Serra em ampliar ainda mais o poder de seu partido aqui no Tucanistão. Agora, com a entrada de Erundina na candidatura de Haddad,  entro oficialmente em campanha.

PROVOCAÇÕES com Luiza Erundina:

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s