Impeachment no Paraguai: um golpe de Estado

Reproduzo aqui notícia do jornal ULTIMAHORA.COM que traz o polêmico documento considerado uma sentença antecipada contra o presidente Fernando Lugo do Paraguai.

Divulgado no jornal ULTIMAHORA.COM

Como revela o jornal, o documento revela uma presumida sentença de condenação antecipada e foi assinado pelo presidente do Senado, Jorge Oviedo Matto.

Neste sábado a noite, a presidente Dilma Rousseff condenou o impeachment de Fernando Lugo e convocou o embaixador brasileiro para consultas. O Itamaraty soltou uma nota onde diz que “o governo brasileiro condena o rito sumário de destituição do mandatário do Paraguai”. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, não foram garantidas o amplo direito a defesa e Lugo foi destituído em apenas 30 horas.

Já a Argentina, decidiu retirar seu embaixador do Paraguai após o GOLPE DE ESTADO. Em anúncio feito neste sábado pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina:

“Diante dos graves acontecimentos institucionais ocorridos na República do Paraguai, que culminaram na destituição do presidente constitucional Fernando Lugo e na ruptura da ordem democrática, o governo argentino retira imediatamente seu embaixador de Assunção”.

A Venezuela não apenas retira seu embaixador do Paraguai como suspende o envio de petróleo para o país, conforme notícia divulgada no UOL. Chávez anunciou neste domingo (24/06) que suspenderá o envio de petróleo como represália ao impeachment de Fernando Lugo.

“Retiramos o embaixador, não reconhecemos esse governo (de Federico Franco), e também vamos retirar o envio de petróleo”, afirmou Chávez num discurso realizado durante um ato militar transmitido em cadeia obrigatória de rádio e televisão.

Em contrapartida, o presidente Barack Obama, dos Estados Unidos da América, seguindo uma longa tradição de apoio a golpistas, foi o primeiro a reconhecer o novo governo paraguaio ainda na noite da sexta-feira (22/06). Em nota oficial, o Departamento de Estado diz que “reconhece o voto do senado paraguaio pelo impeachment do presidente Lugo” e “pede para que todos os paraguaios ajam pacificamente, com calma e responsabilidade, dentro do espírito dos princípios democráticos” da nação, conforme noticiou o Opera Mundi.

Em São Paulo está se organizando um ato de solidariedade ao povo paraguaio na próxima segunda-feira, dia 25 de junho, as 14 horas, em frente ao Consulado do Paraguai em São Paulo.

Abaixo segue o panfleto que já circula nas redes sociais com maiores informações. Ajudem a divulgar. Leve cartaz e faixa para demonstrar sua indignação contra mais um Golpe de Estado na América Latina.

SI TOCAM A UNO, NOS TOCAN A TODOS.

NO AL GOLPE DE ESTADO EN PARAGUAY. TODO APOYO A FERNANDO LUGO!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s