A educação das crianças segundo Montaigne

Publicado neste último domingo (20) no Diário do Centro do Mundo um post de Camila Nogueira bastante interessante sobre a educação das crianças segundo Montaigne.

Michel de Montaigne foi um filósofo francês do século XVI, autor dos famosos “Ensaios”, obra na qual analisa as instituições, opiniões e costumes, debruçando-se sobre os dogmas de sua época e tomando a generalidade da humanidade como objeto de estudo.

COMO EDUCAR AS CRIANÇAS SEGUNDO MONTAIGNE
por Camila Nogueira para O Diário do Centro do Mundo

Michel de Montaigne (1533-1592)

E então lá vamos nós a mais um capítulo em nossa série “Conversas com Escritores Mortos”. Montaigne, em seus Ensaios, escreveu sobre como educar crianças, a pedido de uma amiga sua que estava grávida e queria saber como ser uma boa mãe. Boa leitura.

Um de seus ensaios mais interessantes, Monsieur Montaigne, faz referência à educação de crianças. O que pode nos dizer sobre isso?

Posso resumir para você em algumas palavras: devemos fazer com que, onde as crianças encontram seu proveito, encontrem também seu prazer. Devemos adoçar os alimentos saudáveis para as crianças e pôr fel nos que lhes são nocivos.

E como fazemos isso? Fortalecendo-lhes a alma?

Naturalmente, mas não só isso. Não basta fortalecer-lhes a alma, também é preciso endurecer-lhes os músculos. A alma é pressionada demais se não for amparada; e já tem muito a fazer para acudir, sozinha, a duas tarefas.

Endurecer-lhes os músculos? De qual forma?

É preciso acostumar as crianças ao sofrimento e à dureza dos exercícios, a fim de treiná-las para o sofrimento e a dureza da luxação, da cólica, do cautério e da prisão.

O senhor foi criado de tal maneira, então?

De modo algum; fui criado na indolência! E é exatamente por isso que sei  o quanto labuta a minha alma em companhia de um corpo tão tenro, tão sensível, que se deixa abandonar sobre ela. Vi homens, mulheres e até crianças para quem uma paulada é menos que um piparote em mim.

E quanto às habilidades sociais?

Que as crianças sejam instruídas sobretudo para render-se e depor as armas diante da verdade, sem demora, assim que a percebeemr, quer ela surja das mãos de seu adversário, quer surja nelas mesmas por alguma reconsideração. O silêncio e a modéstia são qualidades muito úteis na conversação. A criança deve ser educada para poupar e moderar seu saber, quando o adquirir, para não se melindrar com as tolices e fábulas que serão ditas em sua presença; pois é descortês e inoportuno criticar tudo o que não é de nosso gosto. Como dizia Sêneca, pode-se ser sábio sem pompa nem arrogância.

E em relação às lições?

Que proveito uma criança não tirará da leitura das Vidas Paralelas de nosso Plutarco? Mas que o guia se lembre do que visa sua tarefa; e que inculque em seu discípulo menos a data da ruína de Cartago do que os costumes de Aníbal e de Cipião; nem tanto onde morreu Marcelo como por que foi indigno de seu dever e lá morreu.

E os prazeres?

O essencial é a moderação. Ela é a mãe nutriz dos prazeres humanos. Tornando-os justos, torna-os seguros e puros. Moderando-os, mantém-lhes o alento e o apetite. Suprimindo-nos aqueles que recusa, aguça-nos para aqueles que nos deixa, pois  detém o beberrão antes da bebebeira, o guloso antes da indigestão, o libertino antes do sífilis.

E devemos versar nossos filhos na filosofia?

É claro. Devemos empregar o tempo, que é tão curto, nos ensinamentos necessários. Livrar-nos de todas essas minudências da dialética: são abusos com que nossa vida não pode melhorar; pegue os simples discursos da filosofia, saiba escolhê-los e tratá-los como se deve, são mais fáceis de compreender do que um conto de Boccaccio.

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4 Comentários

Arquivado em Blogs, Cultura, Educação

4 Respostas para “A educação das crianças segundo Montaigne

  1. Adoro a série. Não sei se concordo com o cara, pelo menos em partes não. Mas uma coisa é certa: teu blog é ótimo

  2. Ludwick

    Parabéns,
    Gostei muito por você ter feito a exposição do texto em forma de perguntas, engaçado e criativo.

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