[D.A.N.O.] Winter notes on summer impressions

Dupla_Dano

Winter notes on summer impressions, primeiro álbum da dupla D.A.N.O.

Acaba de sair do forno (08.nov) o primeiro álbum da dupla hardcore D.A.N.O. O duo é composto por Daniel Mafra (guitarra e vocal) e Leandro Nô (bateria).

Com influências de Bad Religion, Pennywise, Social Distortion e, claro, Ramones, o D.A.N.O. tem como proposta e desafio fazer um som rápido, agressivo e melódico ao mesmo tempo, abordando em suas letras diversas temáticas, como o retrato social atual, a formação dos padrões estabelecidos pela estrutura de poder da sociedade (capitalista) contemporânea, os questionamentos acerca da existência humana etc.

O primeiro álbum, Winter notes on summer impressions, tem seu título inspirado em um pequeno livro de ensaios do russo Fiódor Dostoiévsky. Publicado originalmente na edição de fevereiro de 1863 de Vremya (periódico editado pelo autor), o livro traz as impressões de Dostoiévsky em sua primeira excursão pela Europa Ocidental, na qual buscava ver, em primeira mão, a fonte das ideias que acreditava estar corrompendo a Rússia da década de 1860. No Brasil, ganhou uma edição recente da Editora 34, que publicou-o juntamente com o conto O Crocodilo em tradução direto do russo por Boris Schnaiderman.

Em entrevista publicada no site Punknet, Leandro Nô, ex-baterista do Dead Fish, comentou sobre sua decisão de formar a dupla e, também, sobre o lançamento do primeiro álbum:

Já faz 4 anos desde que saí do DF, banda que me completava musicalmente. Nunca fui de ter várias bandas. Decidi que só me envolveria em algo em que eu realmente acreditasse e que valesse a pena. Pois é, demorou, mas isso aconteceu. As coisas no Brasil não acontecem da noite pro dia, principalmente coisas boas… Demorou, mas saiu o disco do D.A.N.O, projeto no qual acredito e apliquei anos de bateria e conhecimento. Não faço nada pra agradar ninguém além de mim, musicalmente falando. E não foi diferente nesse disco. O que vocês vão ouvir é o meu melhor “baterísticamente” falando. Mais pressão do que o Contra Todos do DF. Se quiserem conferir, ouçam o disco! HC de primeira, pra quem gosta, e pra resgatar o “sentimento” perdido no meio dessa cena ridícula na qual nos encontramos. A gente faz porque ama, não porque é moda”.

Já Daniel Mafra, antes de ter assumido a guitarra e vocal do D.A.N.O., formou-se em História pela Universidade de São Paulo, onde nos conhecemos e fomos companheiros em diversas disciplinas e copos de cerveja. Sem sombra de dúvida, muito do que leu, estudou e compartilhou com os colegas durante os anos de faculdade, o influenciam na hora de compor as letras de suas canções, como em Power of Barricades ou The Darkest Side of Economic Crisis, que transcrevo abaixo:

DANO_Power of BarricadesThe Darkest Side of the Economic Crisis 

They load a gun and point it to your head

The one thing you don’t know is that you’re already dead

They instigate the worst that it’s inside

A state of rage based on xenophobia

Bring on the wage squeeze

More taxes over me

Some of conservatism

And the policy…

Of “public hygiene”

That’s how they work to clean (out)

Those who apparently

are not fit in dominant class

 That’s the darkest side of the economic crisis

Sobre o álbum, Daniel afirma que trata-se da …

“materialização de um diálogo híbrido que trafegava entre as percepções sensíveis de um passado remoto e a maturidade da análise no presente. Idéias, ideais, interpretações, aforismos, angústias, anseios, todos unidos num amálgama veloz e feroz; artisticamente perfeito, perfeitamente artístico”.

Para conhecer mais, visite a página da dupla D.A.N.O. no facebook. Já para ouvir as músicas de Winter Notes on Summer Impressions, clique aqui.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Arte, Música

Uma resposta para “[D.A.N.O.] Winter notes on summer impressions

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s