ANPUH: Nota de repúdio

Repercutindo a Nota de Repúdio da Associação Nacional de História (ANPUH/BRASIL) contra a decisão da CAPES de cortar 75% do orçamento do PROAP para o ano de 2015 (conforme Ofícios Circulares n. 14/2015-DPD/CAPES, de 06 de julho de 2015 e n. 037/2015-DPB/Capes, de 09 de julho de 2015).

A Associação Nacional de História (ANPUH/BRASIL) e o Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em História vêm manifestar sua preocupação e repúdio contra a decisão da CAPES de cortar 75% do orçamento do PROAP para o ano de 2015 (conforme Ofícios Circulares n. 14/2015-DPD/CAPES, de 06 de julho de 2015 e n. 037/2015-DPB/Capes, de 09 de julho de 2015).

Os PPGs atualmente vivenciam enormes dificuldades orçamentárias e financeiras, já que nenhum recurso do PROAP foi liberado em 2015, afetando diretamente as atividades de pesquisas dos laboratórios e dos projetos de teses e dissertações, além da rotina administrativa e da composição de bancas de defesa. 

O fato agrava-se, consideravelmente, agora, com os anúncios de corte de 75% na verba do PROAP. Aliado a isso, soma-se a total falta de informação sobre o PROEX, fundo de apoio aos Programas notas 6 e 7.

Essas medidas inviabilizam, inclusive, a participação dos Coordenadores dos PPGHs no Seminário de Avaliação da área de História, convocado pela CAPES para os dias 10 e 11 de agosto, já que as despesas de deslocamento e hospedagem deveriam ser pagas com recursos do PROAP.

Ressaltamos que essas medidas podem colocar em risco o bom andamento da Pós-Graduação no país, desmotivando pesquisadores e prejudicando a produção de conhecimento, fundamental para o avanço da ciência e da teconologia brasileiras.

Diante deste quadro, a ANPUH e o Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em História solicitam a imediata revogação das decisões da Diretoria da CAPES, visando a continuidade das atividades de Pós-Graduação.

São Paulo, 11 de julho de 2015.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Educação, Política, Universidade

2 Respostas para “ANPUH: Nota de repúdio

  1. Pingback: MEC e Capes se pronunciam sobre cortes orçamentários para a Pós-Graduação - ABRASCO

  2. Contrapartidario

    Vai… vota no PT, atingiu até você….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s