[ANPUH] Moção de repúdio contra a intimidação da Polícia Militar à Escola Estadual Aggêo Pereira do Amaral

O Hum Historiador repercute a moção de repúdio divulgada pela Associação Nacional de História no último dia 22 de setembro.

MOÇÃO

A Associação Nacional de História vem a público noticiar e se manifestar contra a intimidação da Polícia Militar-SP que vem ocorrendo numa  escola pública do Estado.

Trata-se da Escola Estadual Aggêo Pereira do Amaral, na cidade de Sorocaba-SP na qual foram apresentados trabalhos sobre a obra do filósofo Michel Foucault “Vigiar e Punir”. A partir dessa apresentação, a Policia Militar do Estado, que se sentiu atingida pela natureza do trabalho, passou a pressionar a Diretoria Regional de Ensino solicitando intervenção  contra a direção e os professores da Instituição.

Com relação ao episódio, a ANPUH manifesta repúdio a esse e qualquer outro tipo intimidação que ameaça o trabalho dos profissionais de ensino, em geral, e historiadores, em particular.

Cabe salientar o compromisso da Associação com a defesa dos princípios democráticos que regem nossa sociedade incluindo a defesa aos direitos à educação e a responsabilidade dos educadores em relação à formação de cidadãos conscientes e críticos.

Diante da gravidade do fato, a ANPUH Nacional também manifesta apoio à solicitação da ANPUH – São Paulo no que se refere à  ampla apuração dos fatos por parte das autoridades competentes e esclarecimentos sobre a atuação de integrantes da Polícia Militar nesse episódio.

Maria Helena Rolim Capelato
(Presidente da ANPUH Brasil)

São Paulo, 22 de setembro de 2015

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Educção

4 Respostas para “[ANPUH] Moção de repúdio contra a intimidação da Polícia Militar à Escola Estadual Aggêo Pereira do Amaral

  1. Nicolau

    Morte ao socialismo! Abaixo a podre Elite Socialista do Mensalão, Petrolão, Lava Jato, Pixulecdo, Pedaladas e ect.!

  2. Mateus

    Olá Rogério,

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o seu blog, é um dos poucos que ainda fala sobre assuntos realmente importantes com muita coerência e lucidez.

    Agora, fugindo do assunto do post de hoje. Estava lendo os seus posts: “A Sociedade Industrial e o futuro da humanidade” e “BILL JOY: Por que o futuro não precisa de nós” e queria saber qual a sua opinião sobre os textos de Theodore Kaczynski: “Navio de tolos” e “O truque mais hábil do sistema”.

    Não estamos nos preocupando demasiadamente com problemas que se tornam “triviais” perto do verdadeiro mal que está para nos destruir?

    Fomos feitos para absorver tantas informações?

    Os problemas de hoje, não serão esquecidos pelos problemas de amanhã, e os de amanhã pelos próximos? No fim, nunca conseguimos chegar em lugar algum. O excesso de informações e preocupações não está nos tornando desinformados e passivos?

    Aguardo sua opinião e peço desculpas por ter fugido radicalmente do assunto do post.

    Abração!

    • Olá Mateus, obrigado pela mensagem. Ainda não li esses textos do Kaczynski, preciso dar uma olhada. Assim que ler faço um post por aqui com minha opinião.

      Grande abraço e obrigado pela sugestão.

      RB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s