Biroliro tem um fuzil carregado em suas mãos: o que será de nós?

MACACO ATIRA COM UM FUZIL AK 47 - YouTube

Hoje decidi tentar escrever um post em forma de alegoria para representar esse nosso Brasil governado por Bolsonaro diante da grande crise da COVID-19, que se alastra por nossas terras como formiga.

Imaginem que vocês estão em uma reunião familiar, bem cheia mesmo, com toda a família e amigos presentes. Crianças de colo, criancinhas, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Todos à beira da piscina, desfrutando de um ótimo domingo de sol, com churrasco, cerveja e refrescos à vontade. Pois bem, Biroliro, o pet da família, também está presente. É um Chimpanzé brincalhão, normalmente inofensivo e que faz a alegria de todos da casa. As vezes joga fezes em visitas estranhas, mas isso faz parte do show de Biroliro.

Acontece que lá pro fim da tarde, depois de beberem muitas caipirinhas e cervejas, algumas pessoas tiveram uma ideia estranha de diversão. Decidiram pegar um fuzil automático carregado e dá-lo nas mãos de Biroliro para ver o que ocorria. Muitas pessoas logo protestaram. Avisaram que isso não ia terminar bem, pois Biroliro era um animal inconsequente. Certamente iria atirar à esmo e alguém poderia sair ferido. As demais pessoas que estavam na casa não se pronunciaram. Tanto faz. Assim, aqueles que tiveram a ideia de dar a arma a Biroliro eram maioria e acabaram colocando a ideia em prática. Chamaram o animalzinho, passaram a arma carregada e destravada pelo pescoço dele e a colocaram nas mãos da criatura.

Segundos depois, como se imaginava, começou a correria, os gritos, o choro e o ranger de dentes. Crianças, mulheres e idosos foram alvejados por não conseguirem se proteger a tempo das múltiplas balas que voavam para todos os lados. Biroliro atirava e sorria, feliz com a brincadeira, sem entender o que estava fazendo. Era muito melhor do que as costumeiras sessões de atirar fezes.

Entre mortos e feridos contavam-se alguns daqueles que tiveram a ideia de armar Biroliro. Pior ainda, filhos, pais e avós morreram cravejados de balas, enquanto os responsáveis pela tragédia choravam e se desesperavam. As pessoas mais sensatas, que haviam avisado que a ideia não iria terminar bem, sobreviveram. Antes mesmo de que Biroliro tomasse posse da arma, eles se retiraram para um ponto distante e observaram. Perguntados o que sentiam diante daquela verdadeira tragédia e se iriam ajudar, tinham dificuldade em decidir o que fazer. Não conseguiam ter empatia com os responsáveis pela tragédia que agora choravam e se desesperavam. Lembravam que haviam avisado insistentemente, e que tentaram de todos os modos dissuadi-los daquela louca ideia. Mas foram voto vencido. Agora que o pior havia ocorrido, o que podiam fazer de melhor era deixar que os causadores de tudo aquilo fossem responsabilizados pela tragédia e sofressem as consequências de suas escolhas. Quem sabe assim poderiam aprender algo disso. Não havia nada mais a fazer, a não ser lamentar pela estupidez dos responsáveis e pelo fim trágico de quase toda a família.

Pois bem, meus camaradas, nessa breve alegoria o Brasil é o fuzil carregado, Biroliro é o presidente Jair Bolsonaro e os brilhantes idealizadores da brincadeira de colocar o Brasil sob o comando de Bolsonaro, isto é, de dar a arma nas mãos do chimpanzé, são os eleitores de Bolsonaro e todos aqueles que se abstiveram de votar contra ele. Estamos diante de um momento em que, se a tragédia total ainda não aconteceu, ela já está bem à nossa vista. Sinto muito por tudo o que nos está ocorrendo. Sinto pela tragédia que se anuncia. No entanto, não tenho nenhuma empatia com eleitor de Bolsonaro e com quem se absteve nas eleições. Espero que todos tiremos lições dessa verdadeira tragédia que é e será o Brasil de 2019-2022. Eu não tenho boas expectativas e sou profundamente pessimista. Afinal de contas, o que devo esperar de 57 milhões de pessoas que acharam uma boa ideia dar um fuzil carregado nas mãos de um chimpanzé e outras 31 milhões que se colocaram indiferentes diante dessa verdadeira hecatombe?

Deixe um comentário

Arquivado em Brasil, Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s