O Hum Historiador foi criado para dar vazão às inquietações vivenciadas por apenas mais um historiador que sobrevive na cidade de São Paulo às custas de suas pesquisas em regime de dedicação exclusiva na área de História da Cartografia.
Embora a ideia inicial fosse disponibilizar muitas informações sobre a carreira de História, isto é, sobre o que e como faz uma pessoa para viver do ensino e da pesquisa nesta área do conhecimento, acredito que na maior parte do tempo o que se poderá acompanhar por aqui serão comentários críticos sobre os acontecimentos mais recentes no Brasil e no mundo. O objetivo maior a ser alcançado é tentar trazer para estas páginas um registro de como o cotidiano é percebido pelas lentes de um historiador.
O AUTOR
José Rogério Beier, 42 anos, é mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Econômica por essa mesma instituição. Foi um dos vencedores do I Concurso de Monografias da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (2011) e seu projeto de iniciação científica foi premiado com uma bolsa de estudos de mobilidade internacional para ser concluído na Universidade do Porto, em Portugal, onde dedicou-se aos estudos da História da Cartografia portuguesa dos séculos XV e XVI, bem como da produção historiográfica sobre esta cartografia nos séculos XIX e XX.
Adorei te conhecer historiador. Quase ninguém nos dá valor mas sei que somos importantes. A propósito: adorei o ‘funcionário do mês’!
Olá Cinthya,
Muito obrigado por seu comentário super simpático. Você tem razão, somos desvalorizados em nossa vida cotidiana, quer como professores, quer como pesquisadores.
Que bom que você gostou do “Funcionário do Mês”. Tenho que pensar em um historiador influente para o próximo mês. Como o blog é novo (ainda está no segundo mês), é fácil escolher. Mas quando estiver lá pelo vigésimo mês, daí vai ficar difícil. Aceito sugestões de um historiador para “Funcionário do Mês” de Fevereiro, fique à vontade.
Um beijo e obrigado pelo apoio,
Roger
Hey,
I’ve met nice people recently and I wanted to share that with you, just look at them http://www.get-ffresh.co.uk/expected.php?afae
Hugs, rogerio.beier
Bem legal o blog. Parabens!
Gostei bastante.
Eu tenho algo parecido, porém voltado a estudantes de geografia de ensino fuindamental.
Força ai.
Danilo.
Poxa Danilo, muito obrigado pela força. Deixe por aqui o endereço do seu blog para eu poder divulgar ali na seção blogs que recomendo.
Grande Abraço,
Roger
Hi,
Take a look at what I’ve just read, this is so interesting, read more at http://xn—–7kcaabltbiketrbgc4fepfhahda4b9v.xn--p1ai/makeo.php?8382
Later, Crystal Gifford
Parabéns pelo blog. Criar espaços de divulgação e debate na era dos blogs e fb, me parece uma das primeiras tarefas para ajudar na consolidação da carreira do historiador. Abs e Força
Caro Tiago, muito obrigado pelo cumprimento e pela força. Tem sido difícil manter o blog e fazer pesquisa simultaneamente, mas em contrapartida, é muito enriquecedor.
Um abraço,
RB
Acabei de deixar meu e-mail. Não sou da geração antenada via informatização, por isso sofro um pouco nos, nesses novos espaços, além de demorar deixar cair fichas… Formei-me em 2010, passei num concurso público, mas ainda não fui chamado. Enquanto aguardo próximos concursos, ou crio coragem para abordar os vereadores de minha cidade, V. Redonda, vou ganhando o pão como auditor independente e desenvolvendo o aprendizado em História, uma meta relativamente nova para mim.
P.S. O Milton me trouxe até aqui, se ele fez isso… deve ter muita coisa boa.
Um abraço e muito prazer!
Muito obrigado pela visita, Eleandro e foi muito bom saber um pouco da sua história. Espero que continue me visitando mais vezes por aqui.
Grande Abraço,
RB
Gostei muito de conhecê-lo e parabéns pela iniciativa e pelo Blog….Sou pesquisadora, e pergunto ao Sr. se aceita sugestão de homenagem.
Abraços
SAG
Olá Sonia, muito obrigado pela visita e pelo comentário. Por favor, é claro que aceito sugestão de homenagem. Não ando atualizando a sessão, mas farei questão de publicar sua sugestão.
Um abraço,
RB
Obrigada, enviarei a sugestao nesse final de semana. Abço
Muito estimado colega José Rogério
Na edição deste dia 10/JUL/2014, de meu cito matéria colhida em https://umhistoriador.wordpress.com
Reconhecido agradecimento
attico chassot
Mestrechassot.blogspot.com
achassot@gmail.com
Opa Rogério, acabei não vendo sua resposta.
é http://www.geografiadeclasse.com
vamos trocando umas ideias.
Valeu!
Vou deixar o seu linkado no meu tb.
Abração!
Oi Rogério, fiz um post sobre o dia da consciência negra e disponibilizei o link do seu vídeo do Jorge Benjor lá. No fim do post ponho o crédito a você.
Aqui vai o link para você conhecer um pouco do meu trabalho.
Um abraço e parabéns pelo seu blog!
http://aquisefalaportugues.com/2014/11/20/dia-da-consciencia-negra/#more-701
olá estou precisando de idéias sobre temas para minha pesquisa
quero meu projeto ate o momento se resume nas cruzadas mais oque posso trabalhar ?
gratro willian lopes.
???
Engraçado,meu amigo.Por que será que todas as vezes que eu leio um artigo do Dr. Thomas Sowell as coisas parecem fazer sentido para mim.Ao contrário dos seus artigos(Rogerio Beier)muito bem escritos.Porém,cheios de clichês e vitimizações.Você não se enquadraria,exatamente,na categoria daqueles “intelectuais pastelões” descritos pelo gênio de Thomas Sowell?Só uma observação:Sou tão negro como a noite.Um abraço!
Caro André, deixa eu ver seu entendi bem: você quer que eu lhe descreva por que os artigos de Thomas Sowell parecem fazer sentido para você e os meus não? Ora, quem tem que responder isso é você. Como eu poderia fazê-lo se sequer lhe conheço?
Se em sua opinião meus textos são “cheios de clichês” e te permitem me enquadrar no que você diz ser uma categoria criada por Sowell denominada “intelectual pastelão”, o que eu posso fazer? Não perderei meu tempo tentando elencar as características do dito intelectual, ou tampouco provar-lhe o contrário. Sei bem o que sou e lamento que tenha ficado com esta impressão, mas acho que posso conviver bem com isso.
No entanto, me parece estranho alguém pretender que a discussão fique no “campo das ideias”, começando o debate a partir de uma acusação de “intelectual pastelão”.
Att.
RB.
P.S. Não possuo nenhuma procuração para defender o Thomas Sowell.Tampouco me sinto no direito de ofender os seus críticos.Peço desculpas se cometi algum excesso.É melhor que o tema não fuja do campo das idéias.Um abraço!
Peço desculpas ao titular desse espaço pela falta de moderação e estendo as desculpas aos demais colaboradores.Penso que aquele que se utiliza da desqualificação rasteira não está apto para se favorecer dos benefícios da dialética.
Bom dia! Trabalho na Módulo Editora e gostaria de pedir autorização para o uso da imagem do vale do rio doce presente em: https://umhistoriador.wordpress.com/tag/vale-do-rio-doce/
Ela seria utilizada em um livro de geografia do 7 ano. Se autorizada, gostaria de solicitar o nome do autor da foto.
Obrigada pela atenção
Caroline
Rogério Beier, sou o responsável pelo blog Questões Relevantes. Gostaria de trocar alguns email com você. Se tiver interesse, o meu é paulofalcao1960@gmail.com. De qualquer maneira, peço a gentileza de não publicar meu email.
Atenciosamente, Paulo.
Caro Rogério Beier,
Sou estudante de Jornalismo e estou produzindo, juntamente com um grupo da faculdade, um curta metragem em formato documentário em que será abordada a questão do preconceito contra nordestinos. Tomaremos como “gancho” – como se diz no jargão jornalístico – a discriminação disseminada na internet após o resultado das últimas eleições para presidente – que suscitou numa onda de ofensas, além da proposta de separação das regiões Norte e Nordeste do restante do país
A pretenção do vídeo é analisar tais comportamentos a partir de um viés histórico-social, ou seja, expor as raízes desse preconceito, mostrando como este ainda continua presente na sociedade. Sendo assim, precisaremos do parecer de um especialista, alguém que saiba interpretar com embasamento necessário o assunto. Por isso, quero saber se tem interesse em dar seu parecer como historiador. Caso concorde, podemos agendar uma entrevista e gravá-la? 🙂
Espero sua resposta.
Att,
Achei bem construtivo e independente a proposta do blog. Também fiz mobilidade na Universidade do Porto e é ótimo encontrar outros historiadores que partilham da mesma experiência. Att.
Boa tarde Historiador Rogério! gostei muito deste seu blog e vim aqui parar devido ao (também)muito enriquecedor post que você fez sobre racismo(O liberalismo racista de Thomas Sowell divulgado pelo IMB) e vendo nos comentários tanta gente de má fé, gente maldosa, despreparada e muito arrogante que entre uma bobagem e outra comentada acabavam sendo absolutamente “desconstruídas” por você, sempre de forma muito clara e até elegante rs… então, quero dizer que conhecer na rede,pessoas como você é sempre um grande privilégio para aprendizes como eu ou qualquer um 🙂 forte abraço e meus parabéns!
ps: sou estudante de História e seus posts irão ajudar muito em minha formação.
Boa tarde Emerson. Obrigado pelas considerações. Fico feliz em saber que meus textos estão sendo proveitosos para algumas pessoas. Ao ler a repercussão dos textos por aqui, as vezes tenho impressão de que eles não servem pra muita coisa.
Abraços,
RB
Excelente trabalho..Só lamento a sensacao de estar revivendo esta historia neste momento…rsrsr..
olá, caí no seu blog por acaso e adorei… até porque vi que vc comentou meu livro! Obrigada! Um abraço, boa sorte no doutorado, pq eu também comecei o meu neste ano!
Olá Pietra,
Fiquei muito feliz em receber sua visita e o seu comentário. Boa sorte também com o seu doutorado, sobretudo neste período em que tudo parece estar de cabeça para baixo.
Att.
Rogério Beier
Bom dia! Muito interessante os textos… bons estudos e pesquisas.
Boa tarde,José,
Poderia me passar seu e-mail pessoal?
Trabalho para UNO Educação, e estamos produzindo um novo material didático e temos interesse em usar um de seus textos.
Agradeço e fico no aguardo.
Pamella Moura.
Olá, você poderia me falar um pouco mais sobre as cotas sociais e dar exemplos de argumentos? Tenho uma fala pública pra fazer de cotas e não sei o que falar, queria falar sobre as cotas sociais em específico, você poderia me ajudar?
Olá Rogério, tudo bem?
Perdoe-me se for inoportuno, mas estou meio perdido rs.
Encontrei acidentalmente pela rua, jogado numa caçamba de lixo um mapa antigo do Brasil, um tanto quanto valioso… Trata-se do seguinte mapa:
JOHN TALLIS & TALLIS COMPANY, LONDON & NEW YORK
Desenhado e gravado por J. Rapkin
Ilustrações feitas por H. Winkles e gravadas por W. Lacey.
Estado: Já teve dias melhores… rs Nota 7/10
Ficou em minha parede por anos na moldura original, até que decidi usar a moldura para uma tela que pintei, daí então, ao retirá-lo da moldura, notei que podia ter algum valor… Como não faço a menor ideia de como, nem onde, nem para quem eu poderia vende-lo, comecei a pesquisar e acabei caindo de para-quedas aqui! rs
Alguma dica amigo?
Thiago Marcone
11980311985
Olá Thiago,
Bem legal você ter encontrado esse mapa. Nunca dei essa sorte, infelizmente.
Devo dizer que não sou especialista em determinar preço de mapas antigos, pois pouco acompanho os leilões deles no mercado. Recomendaria você procurar um leiloeiro online para ver os preços que eles têm praticado de mapas similares. No entanto, minha recomendação mais forte seria você doar este mapa para os acervos de cartografia histórica aqui em São Paulo. Sei que normalmente se espera ganhar algum dinheiro com mapas históricos, mas o grande valor de materiais como este que você encontrou é, sobretudo, acadêmico. Se quiser doar o mapa, recomendo procura a Universidade de São Paulo, em especial o Museu Paulista. Outra opção seria a Biblioteca Mario de Andrade ou, ainda, o Arquivo Público do Estado de São Paulo. Não sei bem a política de doação dessas instituições, mas seria fundamental que o acervo cartográfico das mesmas fosse aumentado por contribuições de toda a sociedade.
Grande abraço,
Rogério Beier