Plínio de Arruda Sampaio prefere Serra para prefeito

Notícia veiculada hoje na Folha de S. Paulo dá conta de que Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) disse preferir José Serra (PSDB) a Fernando Haddad (PT) para ocupar o cargo de prefeito de São Paulo.

Na Internet, em sua conta do Twitter, Plínio atacou a campanha do petista dizendo que “o importante agora é derrotar o Haddad porque ele é incompetente e porque sua vitória fortalece o Lula e a turma do mensalão”.

Em entrevista à Folha, Plínio reafirmou as críticas a Haddad e sua preferência por Serra, de quem é amigo e fez o seguinte elogio: “O Serra tem seus problemas. Tem um gênio difícil, é meio direitoso, mas é um homem competente.”

Conversando com amigos, chegamos à conclusão de que, se pretendemos de fato votar em candidatos que representem a esquerda e que não aceitem alianças ou concedam apoio a partidos ou representantes da direita, nos restará apenas votar nos candidatos do PSTU ou do PCO. Ou seja, os eleitores de esquerda estão fadados, em todas as eleições, a jamais eleger seus candidatos e, pior, votar para impedir que os tucanos e seus amigos continuem no poder em São Paulo, ou tomem de assalto o Palácio do Planalto. Infelizmente esta é a realidade eleitoral de quem está comprometido de fato com os valores da esquerda. Ou isso, ou optamos pela luta armada pra acabar com essa palhaçada toda em que se transformou as eleições neste país.

Diferentemente do que prega a liderança do PSOL e seus militantes, a população das periferias de São Paulo sabe muito bem a diferença de um governo do PSDB-DEM e um governo do PT. O mapa dos votos por região do primeiro turno não deixam a menor dúvida disso.

Finalizo o post com essa ironia da página Plínio Comenta, que fez bastante sucesso durante o primeiro turno das eleições em São Paulo, na qual o administrador da página usava fotos de Plínio Sampaio para satirizar a incoerência dos adversários políticos e seus simpatizantes. Agora, como é comum acontecer no atual jogo político, o feitiço se virou contra o feiticeiro.

17 Comentários

Arquivado em Política

17 Respostas para “Plínio de Arruda Sampaio prefere Serra para prefeito

  1. fabio nogueira

    Até tú,Plínio?

  2. Fiquei nuito triste ao saber que hoje o Sr. vota no Serra, pois na campanha de presidente em 2010, em un debate na rede Globo, o Sr. disse que todos os seus opositores de camapnha eram farinha do mesmo SACO, na epoca achei suas propostas por demais interressantes, por isso, sufraguei o seu nome na eleiçao, mesmo achando que todos eram pessoas de bem. Hoje tenho a impressao que perdir o meu tempo. Acho hoje que por uma questao de ideologia o Sr. deveria apoiar o Sr. fERNAMDO.

  3. Vitorio

    concordo com o João Francisco.

    nem precisava apoiar o Haddad, era só não apoiar o Serra.

    decepção Plínio!!!

  4. Thiago Borges

    Esquerda? Que esquerda? A esquerda morreu faz tempo.
    Hoje não não cabe mais essa classificação. O PT sempre foi uma mentira. O que Lula criticava, por exemplo o assistencialismo, hoje é bandeira do governo petista. Há um bom tempo, o que existe são os alinhados com as ideias neo-liberais e com o capital, e os não alinhados. Creio que o único exemplo de não-alinhado era o Enéas Carneiro, do PRONA. Acho engraçado que qualquer crítica ao PT, definitivamente vem de um ”direitista” ou elitista. A primeira coisa que lemos neste site é Eric H. mostrar-se contra generalizações. Tenho respeito pelo Plínio pois ele expõe suas idéais sem medo de críticas. Não gosto do Serra, irei anular meu voto mais uma vez, mas concordo com o Plínio. O ganho para o PT seria muito grande. Não podemos ter unanimidades; já detém muito poder, isto é perigoso.

  5. Thiago,

    Há diversas maneiras de criticar o PT e a guinada para o que se convencionou chamar direita que o partido (aliás, todos os partidos deram) a partir do começo da década de 90. Contudo, somos chamados a participar de uma eleição na qual, de um lado, há o Serra, representando a atual administração que vem sendo tocada pelo Kassab e que foi iniciada com ele em 2004 e, de outro lado, há o Haddad, representando uma administração mais em linha com as reivindicações e pautas sociais, tal como já havia ocorrido em administrações anteriores do PT (Erundina e Marta).

    Para mim, votar no Serra representa manter a política de incêndio em favela, proibições estapafúrdias, violência policial, etc. etc. Como moro em bairro periférico da cidade (Jd Ângela/Capão Redondo), entendo bem a diferença que faz se entrar Serra ou Haddad na prefeitura da cidade e, justamente por isso, não me permito anular meu voto.

    Não acho sensata essa ideia de aterrorizar os eleitores dizendo que dar muito poder ao PT é perigoso. Na verdade, em São Paulo, quem detém o poder é o PSDB, e há quase duas décadas. Em minha modesta opinião, o Plínio perde credibilidade ao se vincular a campanha do Serra (mesmo que tenha sido de modo jocoso, como fez). Com isso demonstra que sua rixa com o PT é mais importante do que a administração da cidade e o atendimento das demandas de sua população, em especial, as menos favorecidas.

    Quanto ao mérito de usar o termo Esquerda ou Direita, acho que me fiz entender com meu comentário. Acho que boa parte dos leitores ainda entendem muito bem as demandas da esquerda e as demandas da direita e, em um comentário despretencioso sobre o posicionamento de Plínio de Arruda Sampaio, achei que cabia usar essa terminologia para me fazer entender. Não era meu objetivo me alongar na discussão do mérito se a esquerda morreu ou não.

    Atenciosamente,

    Roger

  6. Vinícius

    òtimo post Rogério, parabéns

Deixe um comentário