Marta Suplicy faz defesa de cotas sociais e raciais em Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania

Marta Suplicy, então Senadora pelo PT-SP

Em fala realizada dia 06 de junho de 2012 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, Marta Suplicy, então senadora da república (PT-SP), fez a defesa de cotas sociais e raciais.

Na fala que destacamos no vídeo abaixo, Marta se dirige ao senador Lobão Filho (PMDB-MA) que apresentou voto em separado para defender cotas apenas para estudantes do ensino público. Lobão Filho argumentou que estudou parte de sua vida em escolas públicas e que, mesmo assim, havia amealhado patrimônio e se tornado senador da república, o que provocou a reação de Marta.

“Vossa Excelência é filho de governador. Provavelmente Vossa Excelência fala uma língua. É muito difícil aprender língua estrangeira em escola pública. Seus pais devem ter pagado um curso particular, ou Vossa Excelência foi para o exterior estudar. Não dá para comparar!”, disse Marta.

Outro que que também apresentou voto em separado para estabelecer apenas as cotas sociais para ingresso nas universidades, sem critérios raciais, foi o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Para Nunes: “A moça branca, pobre, de valor, pode ser preterida sobre o seu vizinho que tem origem negra. A cota social é o que mais coaduna com o princípio da igualdade”, mas Nunes, Lobão Filho e Álvaro Dias (PSDB-PR) foram derrotados pela maioria dos integrantes da comissão.

Mais adiante, ao falar sobre o preconceito e o racismo no Brasil (assunto adorado por muitos comentadores desse blog), Marta destaca que “Não precisa ter nenhum brilho, ter nada especial, para mostrar que o preconceito existe”, disse a senadora Marta Suplicy (PT-SP).”

Abaixo, o vídeo com a fala de Marta Suplicy na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Educação, Política, Videos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s