Roda Viva entrevista Laurentino Gomes

Nesta última segunda-feira o programa Roda Viva, da TV Cultura, entrevistou Laurentino Gomes, jornalista e escritor que ficou bastante conhecido nacionalmente após a publicação dos livros 1808 e 1822, ambos regalados com o Prêmio Jabuti de melhor livro de não ficção.

Para compor a bancada de entrevistadores foram convidados: Oscar Pilagallo (jornalista e escritor), Marcos Augusto Gonçalves (editor de Opinião da Folha de S. Paulo), Mona Dorf (apresentadora do programa Letras e Leituras, da Rádio Eldorado, e colunista de cultura do IG), Ubiratan Brasil (editor do Caderno 2 de O Estado de S. Paulo) e Maria Aparecida de Aquino (professora de História da USP e do Mackenzie

Embora os livros de Laurentino Gomes tenham como objeto eventos históricos, como a vinda da Família Real ao Brasil (1808) e o processo de Independência vivido por este país (1822), vale lembrar que este jornalista não trabalha com produção de conhecimento histórico, como ele mesmo lembra logo no início da entrevista. Seu trabalho está, na verdade, mais na linha de reportagens de divulgação histórica, o que por si só, não é nada ruim.

Assim como outros jornalistas que já exploraram esse filão, para escrever suas reportagens Gomes reúne livros que foram produzidos por diversos historiadores, compila os dados encontrados naquelas pesquisas e escreve-os de maneira mais palatável a um público não habituado com a linguagem acadêmica dos historiadores. É uma pena que poucos historiadores tenham interesse em produzir obras destinadas a este público específico. Como já havia destacado em post anterior (História do Brasil Nação), recentemente a antropóloga Lilia Moritz Schwarcz abordou sobre esse tema em entrevista ao programa EntreLinhas, também da TV Cultura. Ali ela informou o lançamento de uma nova coleção de História, escrita por historiadores, justamente com o objetivo de atingir um público mais amplo e avesso aos academicismos. É esperar para ver!

Quanto ao Roda Viva, para quem tiver interesse em acompanhar a entrevista, a TV Cultura disponibilizou todo o conteúdo da mesma em seu canal do YouTube. Abaixo incorporei o link aqui no blog para facilitar a vida dos leitores do Hum Historiador.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Entrevistas, Literatura, Livros, Videos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s