Aniversário de 6 meses do blog: mais de 20 mil acessos

Sei que pode não ser muito legal e que pode parecer meio pedante, mas gostaria de comemorar os seis meses do blog contando um pouco dos surpreendentes números que ele obteve desde que decidi criá-lo, em dezembro/2011.

Neste curto espaço de tempo passamos a marca dos 20 mil acessos, sendo que a quantidade de visitas vem crescendo expressivamente nos últimos meses. Abaixo segue um gráfico que mostra a evolução das visitas.

Com exceção de janeiro, quando publiquei a notícia sobre o “trucidamento” da família Kubitzky e as origens nebulosas da propriedade de Naji Nahas do terreno do Pinheirinho, vemos um aumento constante no número de visitas a cada mês. Se em Dezembro, que foi nosso mês de estréia, fechamos a conta com 594 visitantes, no mês de fevereiro pulamos para 1388, em março foram 2220, abril teve 3000 visitantes e, maio ainda nem acabou, e estamos prestes a atingir a marca de 4000 visitas por mês, isto é, quase sete vezes mais do que os acessos do primeiro mês.

Outra coisa me deixa bastante feliz, é a quantidade de visitantes de outro países que o blog tem recebido. Por ser uma página escrita totalmente em língua portuguesa, fico bastante surpreso com o fato de que boa parte dos acessos do blog venham de 40 países diferentes. Destes, apenas 3, com exceção do Brasil, falam a língua portuguesa.

Abaixo um mapa destacando os países que acessaram o blog desde 25 de fevereiro de 2012 até hoje.

Como podemos ver, o blog já foi visitado por países de todos os continentes do globo. Temos acessos de toda América do Norte, praticamente toda América do Sul, boa parte da Europa, alguns países africanos e também da Oceania. Ainda nesta linha, se sacarmos o Brasil fora da conta, os cinco países que mais acessaram o blog foram respectivamente Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e França.

Quanto aos posts, como já havia dito, o mais visitado em todo este tempo foi o que tratava do “trucidamento” da família Kubitzky e as origens da propriedade do terreno do Pinheirinho. Foi incrível que, logo no primeiro dia em que foi publicado, o post teve sucesso imediato e teve mais de 4 mil acessos em um único dia. Será difícil que um novo post bata este recorde.

Desde o lançamento do blog, os dez posts mais visitados foram:

  1. “Trucidamento da família Kubitzky”, grilagem e especulação imobiliária (7.943 acessos)
  2. Lilia Moritz Schwarcz rebate bobagens de Demétrio Magnoli no Programa do Jô (584 acessos)
  3. Cotas Raciais: um direito legítimo (542 acessos)
  4. Lista dos 233 torturadores (541 acessos)
  5. O ENEM, o Mackenzie e o peso da tradição (422 acessos)
  6. Higienização pode estar em andamento na comunidade São Remo (362 acessos)
  7. Paixão por mapas antigos (332 acessos)
  8. A disseminação do ódio contra os pobres nas redes sociais (312 acessos)
  9. O emblemático suicídio de Dimitris Christoulas na Grécia (296 acessos)
  10. A tragédia dos campos de São José: um depoimento emocionado (192 acessos)

Destes, talvez o que seja mais surpreendente para mim é a 7a. posição do post “Paixão por mapas antigos”, uma vez que se trata de um post bastante pessoal e que tem sido acessado quase que diariamente por quem quer notícias a respeito de mapas antigos e acesso à Biblioteca Digital de Cartografia Histórica, um dos meus objetos de trabalho no momento.

Bom, não preciso dizer como é gratificante saber que os textos que produzo são lidos, compartilhados e considerados interessantes por um número grande de pessoas. Não esperava conseguir este resultado e, o mais legal de tudo, é que a prática de manter este blog tem me ajudado em muitos aspectos, sendo o principal deles, o desenvolvimento da habilidade de escrever.

Agradeço uma vez mais a todos os leitores do blog e, em especial, aos visitantes mais assíduos e aqueles que me deram todo o apoio desde o princípio, ajudando a divulgá-lo através das redes sociais ou recomendando-o a amigos e outras pessoas. Vocês são os responsáveis por manter meu ânimo para continuar escrevendo por aqui e me surpreender, a cada dia, como um blog sobre História pode atrair uma média de 3.360 acessos por mês ou mais de 112 acessos diários.

MUITO OBRIGADO A TODOS!!!!

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Sites

2 Respostas para “Aniversário de 6 meses do blog: mais de 20 mil acessos

  1. Parabéns pelo sucesso e principalmente pela qualidade dos posts, Rogério. A mídia virtual tem possibilitado a popularização das ciências humanas e discussões ricas sobre assuntos que antes não ultrapassavam os muros da Universidade. A luta pela divulgação do conhecimento histórico continua. Historiadores, uní-vos! rsrs.

    Abraços,
    Munhoz

  2. Munhoz, muito obrigado pelo apoio de sempre. É excelente poder ter conhecido seu blog e, além disso, contar com seus ótimos comentários por aqui. Como disse em outras ocasiões, uma das coisas legais de se manter um blog de História é a possibilidade que ele lhe dá de conhecer pessoas e ideias muito interessantes com quem, se não fosse através da mediação desta ferramenta, provavelmente você jamais teria contato.

    Muito obrigado por sua presença sempre qualificada por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s